domingo, 10 de março de 2024

Entrevistando Yu Kisaragi do canal Mog Channel!

Olá amigos do blog, Facebook e do X ( antigo Twitter ), hoje eu vim aqui para falar de jogos, de todas as emoções que podem nos oferecer, afinal quem nunca se empolgou com algum jogo, no qual tenha se identificado muito ou que até mesmo foi o primeiro jogo, criando uma grande admiração. Desde que os consoles foram criados, vários jogos já encheram de brilho os olhos de quem jogava, com tantos estilos e gêneros mas, um gênero se destacou entre os demais, o tão famoso RPG, principalmente se for da Série Final Fantasy e por isso nada mais do que justo trazer uma especialista para essa entrevista épica  sobre final fantasy Yu Kisaragi do Mog Channel.



Nossos Vícios e Virtudes: Seja muito bem vinda aqui na redação do Nossos Vícios e Virtudes, Podemos começar?
Yu Kisaragi: Sim, claro

Nossos Vícios e Virtudes: Ok! Eu vi em seu canal do Youtube, o Mog Channel, que você gosta  bastante de Rpg com tudo ainda mais se o Rpg em questão for Final Fantasy, com tudo como foi que nasceu essa admiração por Final Fantsay?
Yu Kisaragi: Lá pelos meus 9 anos depois de muito juntar dinheiro eu finalmente consegui comprar meu ps1 e em um dia de tédio eu pedi um dica de jogo a vendedora da loja e ela me aconselhou FF Origens, um Cd que possuía 2 jogos. O I e o II. De primeira fiquei completamente apaixonada por tudo! A música, os personagens, os gráficos (afinal.. eu tinha acabado de sair de um Master System) e principalmente.. a liberdade. Algo que jamais tinha me cido oferecido em jogo algum.. a liberdade de eu poder ir pra onde eu quisesse. Infelizmente eu não me adaptei as batalhas e acabei deixando o jogo de lado. Já aos 11anos, depois de jogar outras coisas mais "lights".. mas que além de disporem de liberdade me ajudaram muito com meu inglês, a mesma vendedora me aconselhou FF7. E mais uma vez eu tive o mesmo sentimento de admiração em minha total liberdade. O jogo misturava de tudo um pouco e eu passei a só querer jogar ele. Foi então que eu pensei "se esse é o 7.. então existem outros?" Comecei a sempre que tinha dinheiro, juntar para tentar comprar um novo Final Fantasy.. todos possuíam as mesmas coisas que me atraiam, a mais bela historia em meio a lindas músicas, com cenários perfeitos e personagens marcantes. A cada ff eu notava cada vez mais os detalhes e me apaixonava mais e mais, e assim vem crescendo a cada novo ou velho Final Fantasy que eu jogue.

Nossos Vícios e Virtudes: Então é um casamento perfeito entre você e a série Final Fantasy?
Yu Kisaragi: (Risos) Exato.

Nossos Vícios e Virtudes: Eu reparei que em seu canal o Mog Channel que você também faz gameplay, dos jogos que você já fez no Mog Channel, qual foi o mais difícil de fazer e por que?
Yu Kisaragi: Acho que nenhum deles chegou a ser difícil por assim dizer. Pra falar a verdade a maior dificuldade é na hora de começar. Por serem jogos antigos alguns tem versões remake alguns podem ser jogados por emuladores. Então é meio complicado no inicio ate se adaptar à tudo, depois de testar vários programas pra emular, gravar e editar. Quando passa isso se torna mais simples tudo, e se torna na verdade uma grande diversão.

Nossos Vícios e Virtudes: Como ocorreu quando você jogou Final Fantasy Origins, que trata-se de um remake da primeira e segunda Versão lançada para o console Nes da Nintendo?
Yu Kisaragi: Acho que os primeiros Final Fantasy são mais desafiadores. Os potions são caros, os poisons causam dano mesmo fora de batalha e phoenix downs são quase lenda urbana. Lembro que eu sempre acabava perdida ou travada no meio de uma dungeon.. e passava dias bolando uma estrategia maluca que me fizesse conseguir derrotar o boss se ficar horas upando. Eu também acabei me prendendo mais ao II que o I por conta dele já possuir personagens pré-definidos. Mas o I com certeza foi o mais difícil.

Nossos Vícios e Virtudes: Eu notei que a versão de Final Fantasy 7 que tem em seu gameplay é diferente da versão lançada originalmente para Playstation em 1997, no caso as diferenças ocorrem apenas nos gráficos?
Yu Kisaragi: Exato. A versão que eu jogo é da Steam. E fora a "melhoria"
nos gráficos não foi alterado nada, porém ela possui várias conquistas. Seja por conseguir todos os Limit Breakes ou por ter personagens secretos a sua party.  Acho que esse bônus da mais vontade de jogar o jogo várias vezes para conseguir platina-lo.

Nossos Vícios e Virtudes: E quais são esses personagens secretos que a versão da Steam tem que a versão para Playstation não possui?
Yu Kisaragi: Ambas as versões possuem esses personagens. São Vincent e Yuffie. Atualmente não são mais tão secretos. Mas antigamente eram.. assim como alguns acreditavam ser possivel a historia tomar um rumo aonde Aerith não morresse.

Nossos Vícios e Virtudes: Na versão da Steam tem alguma opção que altere a história, dessa maneira fazendo com que a Aerith não morra ou isso não seria possível?
Yu Kisaragi: Não a modos oficiais por assim dizer. Mas acredito que se encontre facilmente mods para que você consiga continuar a jogar com ela mesmo depois de sua morte. Já que isso faz parte da historia do jogo tendo reflexo futuro em seus filmes e jogos. A morte de Aerith nunca poderá ser impedida. Como diz um amigo meu "se morreu na cg morreu pra sempre" (Risos).

Nossos Vícios e Virtudes: Como seria para você uma versão de Final Fantasy 7 na visão da Tiffa ou quem sabe até mesmo da Yuffie contando a história até o encontro com o grupo de Cloud e cia?
Yu Kisaragi: Não consigo imaginar mto bem aos olhos de Tifa.. afinal aparentemente ela só esteve tomando conta do bar e da Marlene até precisarem da ajuda da mesma. Porem aos olhos da Yuffie... seria realmente incrivel. Sou apaixonda por samurais e ninjas e a historia da guerra de wutai e o motivo pelo qual a Yuffie saiu pelo mundo atrás das materias ... eu diria que dariam um belo spinoff

Nossos Vícios e Virtudes: A sua paixão por Final Fantasy fica apenas nos consoles, ou vai além disso?
Yu Kisaragi: Acho que ela se expandiu um pouco para todos os lados.
Além dos jogos convencionais de Final Fantasy, acabei entrando pro 14 q é MMORPG, faço cosplays de personagens de Final Fantasy, coleciono coisas relacionadas, porque o que me encanta não são apenas as historias. Mas tudo, então vc vê meu quarto, tem pelúcias de moogles e chocobo, papeis de parede de celular e pc é Final Fantasy, playlist de musica tem sempre q ter algumas musicas dos jogos. Entao o Final Fantasy já se tornou algo presente o tempo todo na minha vida até nos menores detalhes.

Nossos Vícios e Virtudes: 14 seria um MMORPG empolgante por ser totalmente on line ou a série convencional seria melhor?
Yu Kisaragi: O bom do Final Fantasy 14 é justamente o fato dele ser um MMORPG e ser Final Fantasy, com todas as suas partes marcantes, chocobos, classes, músicas caracteristicas, cristais e até mesmo diversas referências a outros Final Fantasys. Ele junta tudo o que tem de marcante dos Final Fantasys, ao estilo MMORPG.

Nossos Vícios e Virtudes: Além do Final Fantasy 14 você já experimentou outro MMORPG, como por exemplo o Perfect World ou Lineage 2?
Yu Kisaragi: Só joguei Ragnarok. Não costumo gostar de MMORPGS pois costumam prender demais as pessoas a um jogo só. Porém o que me mantem no Final Fantasy é a história e os traços e aspectos de um Final Fantasy.

Nossos Vícios e Virtudes: Interessante, mas deixando de lado um pouco os MMORPGS e voltando para os Final Fantasys convencionais, você também fez game play de outros Final Fantasy lançado a partir de 1997, como o Final Fantasy 8 por exemplo?
Yu Kisaragi: Sim. A partir de 97 tem os de Final Fantasy 7 e os do Final Fantasy 8 por enquanto.

Nossos Vícios e Virtudes: Hum, por ser uma fã declarada de Final Fantasy podemos esperar um Gameplay de Final fantasy 9 ou é muito cedo para pensar nesse Gameplay épico que para muito graficamente falando foi o melhor Final Fantasy lançado para Playstation 1?
Yu Kisaragi: Eu pretendo futuramente fazer nao soh do 9 mas tmb d tds. Porem apenas 2 por vez. Como atualmente ja tenho o 6 e o 7 como principais e o 9 e o 5 como reservas
Assim q eu terminar esse eu pretendo talvez começar o 9

Nossos Vícios e Virtudes: Antigamente como mostra na capa ao lado a extinta revista Super GamePower colocou na capa de sua revista a informação de que o jogo teve um custo de 10 milhões de dólares, na sua opinião o Final Fantasy 8 foi digno do investimento ou deixou a desejar em algum ponto já que foi investido um valor relativamente alto para a criação do jogo?
Yu Kisaragi: Acho q o jogo foi digno ao valor. Mas alguns pontos como a criação de chocobo pelo Pocket Station não poderem ser aproveitados por todos já que era algo difícil de conseguir na época é meio chato. Ainda bem que com a chegada do jogo na Steam isso se tornou algo q todos podem aproveitar.

Nossos Vícios e Virtudes: Analisando as três versões de Final Fantasy, no caso o Final Fantasy 7,  o Final Fantasy 8 e o Final Fantasy 9 qual é o mais bem feito pela Square?
Yu Kisaragi: Hnmm não saberia bem como escolher~
Se analisarmos por gráficos, logicamente o 9 ganhará em disparado, porem isso é uma questão de tempo, com o tempo a square foi melhorando cada vez mais seus jogos. Mas no quesito história e personagens marcantes ambos estão lado a lado.

Nossos Vícios e Virtudes: Sabemos que além de criar Final Fantasy 7 a Square criou uma série especial o Final Fantasy Tatics, na sua opinião o Tatics também merece respeito ou não tem como alcançar o auge que a Square atingiu como o Final Fantasy 7 por exemplo?
Yu Kisaragi: Acho que o auge que a Square atingiu com o 7 não tem nem como ser comparado à nenhum outro. Independente de quão bom seja a história e de quantos fãs os outros FFs tenham. O 7 além te ter adquirido spin-offs para diversos consoles, mobiles, versões animadas, filmes entre outros, até hoje ele é explorado pela square. Uma prova disso é que recentemente saiu o FF7 G-Bike para celular, e todos estão em alvoroço com o anúncio do remake para PS4.
Eles tentaram fazer algo que estourasse da mesma forma, que é o XIII~ mas mesmo assim não teve a mesma repercussão.
Não acredito que isso tenha vinculo direto com o jogo ser bom ou não. Mas sim a forma como eles exploram a marca.
Sou super fã do 7 e ele é sim um dos meus favoritos, mas isso é mais algo nostálgico e por motivos pessoais. Assim como sei de pessoas que tem como favorito o 5 ou o 9.. isso vai mais de como o jogo foi apresentado a pessoa. mas diferentes dos outros o 7 foi infinitamente mais explorado.

Nossos Vícios e Virtudes: Além da série Final Fantasy 7 e de criar Final Fantasy Tatics, a Square também criou um Rpg de peso chamado de Super Mario Rpg em parceria com a Nintendo, lançado originalmente para Super Nintendo na sua opinião o jogo Super Mario Rpg bate de frente com o Final Fantasy Tatics ou não tem comparação?
Yu Kisaragi: Não posso opinar sobre um jogo que nunca joguei :T

Nossos Vícios e Virtudes: Nunca jogou o Super Mario Rpg por que não te atraiu como foi atraída por Final Fantasy ou porque nunca teve  oportunidade para jogar?
Yu Kisaragi: Porque nunca tinha ouvido falar na época. Eu nunca fui uma criança que comprasse revistas de jogos. E por ser uma menina, maior parte das minhas amizades quando nova, também eram, e elas não costumavam ter video games. Então, eu só fui sair mesmo da linha de jogos "fofinhos aventura" graças a moça da loja que sempre me sugeria coisas diversas. Ela me viu escolher muitos jogos de animes e de bichinhos, e toda vez ela me aconselhava algo diferente do habitual, porem não longe do que eu já gostasse.

Nossos Vicios e Virtudes: No iníco antes de jogar Final Fantasy já experimentou outro estilo de Rpg como a série The Legend of Zelda que utiliza do estilo Rpg Action?
Yu Kisaragi: Como eu disse, comecei com o Origens, mas não me adaptei as batalhas. Então eu comecei a jogar Digimon 1, depois Digimon World 3, em seguida passei boa parte do tempo em Harvest Moon: BTN pra aprender perder o medo de andar pelo mapa porque só por Deus os cantos tensos que eu me enfiava no Digimon e não conseguia mais sair viva. (Risos). Só então de recém adaptada a batalhas, mapas e diálogos em outra linguá que eu fui para os Final Fantasys de verdade.

Nossos Vícios e Virtudes: Mais acima  você disse que além de jogar a sua paixão vai além fazendo cosplay de personagens da série Final Fantasy 7, como mostra na foto ao lado, além da Yuffie, quais foram os personagens da série Final Fantasy que você fez cosplay?
Yu Kisaragi: hnmm, essa lista está um pouco longa já e ainda vai crescer mais ainda esse ano (Risos). Mas bem, atualmente dentre os cosplays de FFs que eu ja fiz estão:
Tanto a Lenna quanto a Faris em versões White Mage (FINAL FANTASY V)
Tifa, e a Yuffie nas versões Advent Children, Crisis Core e a Tradicional do jogo (FINAL FANTASY VII)
Yuffie no evento especial de Halloween (FINAL FANTASY AIRBORNE BRIGADE)
Selphie (FINAL FANTASY VIII)
Zidane com a versão Dissidia (FINAL FANTASY IX)
Serah (FINAL FANTASY XIII e XIII-2)
Seven (FINAL FANTASY Type-0)
E o mais recente minha char em FINAL FANTASY XIV uma miqo'te pugilita.
Todos eles podem ser encontrados através do meu DeviantArt:
http://yu-kisaragi.deviantart.com/gallery/

Nossos Vícios e Virtudes: E dos cosplays que você já fez, qual foi o mais difícil e o que mais você gostou de fazer?
Yu Kisaragi: O mais difícil eu diria a Serah do Final Fantasy 13-2, e o que eu mais gostei com certeza foi o da Yuffie fo Final Fantasy 7.

Nossos Vícios e Virtudes: Vendo seu canal no Youtube, o Mog Chanel você faz gameplay da série Final Fantasy, por ser uma expert no assunto Rpg, já chegaram a desafiar você a fazer um game play de outro Rpg que não seja Final Fantasy por exemplo The legend of Dragoon ou até mesmo The Legend of Zelda entre outros Rpgs de Peso?
Yu Kisaragi: Bem.. primeiro que não me consideraria expert em Rpgs, afinal, além dos Final Fantasys eu não tenho um super histórico de Rpgs zerados..
Então nao tenho "curriculum" para tal título. E não, nunca me "desafiaram". O que acontece mais são pedidos... mais por motivos de eu tentar levar as séries sempre com bom humor e algo mais informal.

Nossos Vícios e Virtudes: E quais são os Rpgs mais pedidos no Mog Channel?
Yu Kisaragi: Com certeza, Chrono Trigger.

Nossos Vícios e Virtudes: Então futuramente podemos esperar um gameplay desse Rpg épico?
Yu Kisaragi: Tenho como prioridade os Final Fantasys e ainda tenho a intenção de poder fazer gameplay de todos (pelo menos os principais e nem tanto os spin-offs). Então não é algo que eu daria certeza.. afinal.. existe muuuuito Final Fantasy pela frente.

Nossos Vícios e Virtudes: Mas a ideia do gameplay de Chrono Trigger não está descartada?
Yu Kisaragi: Não a descartei. Mas com tantos Final Fantasys ainda por fazer, e com tantos sendo lançados a cada ano, se torna difícil "sobrar tempo" pra fazê-lo. Ainda mais por ser uma história longa e com mais de um final.

Nossos Vícios e Virtudes: Bom, indo além do Rpg clássico de Final Fantasy que é feito pela Square, a Nintendo também produz Rpg, apesar de ser um Rpg misturado com batalhas em tempo real, você acha que esse estilo de Rpg pode ser tendência no futuro nos Rpgs feito pela Square?
Yu Kisaragi: Bem já está sendo. Podemos ver pelas batalhas das demos de FINAL FANTASY XV e o trailer do Remake de FINAL FANTASY VII. Isso é algo que a Square já vem dando sinais de adaptação desde o FINAL FANTASY XII na minha opinião.

Nossos Vícios e Virtudes: Futuramente você consegue imaginar novamente uma parceria entre a Square e a Nintendo, misturando os elementos do jogo The Legend of Zelda com os elementos de Final Fantasy?
Yu Kisaragi: Porque não? Afinal a Sony não é mais dona dos direitos da Square-Enix

Nossos Vícios e Virtudes: Analisando as duas séries, você acha que faria mais sucesso a história de Final Fantasy com os elementos de The Legend of Zelda, ou ficaria melhor a história de The Legend of Zelda com os elementos de Final Fantasy?
Yu Kisaragi: Nem um nem outro. Ambos já tem suas marcas com estilo de batalha. Zelda com algo mais ação e Final Fantasys com algo mais por turnos.. mas indepente disso, o Final Fantasys novos já estão vindo com um estilo mais action.. basta ver os trailers de Final Fantasy XV e Final Fantasy EXPLORERS que foi lançado ontem.

Nossos Vícios e Virtudes: Excelente! Para finalizar, eu vi em um site de informação de jogos, que o Brasil está na mira da Square, analisando essa notícia caso se torne realidade você acha que poderá surgir aí um Final Fantasy com um tema baseado no folclore brasileiro?
Yu Kisaragi: Duvido muito. O ff meio q ja tem seu proprio universo padrão, e isso engloba uma cultura unica. Como Deus, animais domesticaveis, bestiario, que é algo q vc encontra em tds os ffs.. mas as vezes podem levar nomes diferentes.. exemplo disso é o Ifrit que pode ser chamado de primal, esper, GF ou summon msm. Eu tenho como esperança que isso possa trazer Final Fantasys com legendas em português ou eventos e apresentações como FINAL FANTASY FAN FESTIVAL e DISTANT WORLDS. Afinal.. nos vemos em março no FINAL FANTASY PIANO OPERA em São Paulo :)

Nossos Vícios e Virtudes: Quero agradecer você Yu Kisaragi pela sua presença aqui na redação do Nossos Vícios e Virtudes, e por ter concedido o seu tempo para essa entrevista e dizer que foi um enorme prazer ter você aqui na redação, e quando quiser voltar, as porta do Nossos Vícios e Virtudes estarão sempre abertas.
Yu Kisaragi: Magina, eu que agradeço ^^

Segue aqui mais algumas imagens de cosplay que essa talentosa garota faz em eventos confiram a seguir as fotos.


Nossos Vícios e Virtudes: Bom, espero que todos tenham gostado dessa bela entrevista com a Yu Kisaragi do canal Mog Channel e mais uma vez antes de concluir gostaria de pedir à todos que acessem o Nossos Vícios e Virtudes caso queiram visualizar o trabalho dessa garota de talento basta acessar o canal Mog Channel e conferir essa genial e talentosa garota, abaixo segue os links dos canais e blogs da Yu Kisaragi para que confiram um pouco do trabalho excelente que é feito por ela.

Mog Channel: https://www.youtube.com/user/mognetkupo
DeviantArt: http://yu-kisaragi.deviantart.com/gallery/
Twitter: @yu_kisaragi
Instagram: @yukisaragi
Facebook: https://www.facebook.com/mooglescave
FF14.tumblr: http://goo.gl/cC4Gpd
Blog:  http://mognetkupo.blogspot.com

Nossos Vícios e Virtudes:  Encerro aqui nos estúdios da redação essa excelente entrevista com a Yu Kisaragi do canal Mog Channel, e quero deixar aqui em primeira mão que a nossa próxima entrevista será com a influencer Ingrid Christeen!
Não percam! Um abraço à todos que curtiram essa entrevista!

Atenciosamente Marcinho da Equipe Nossos Vícios e Virtudes!

Nenhum comentário: