Confira a lista dos carros que saíram de linha cedo demais.
Volkswagen Apollo
Começamos a lista com o Volkswagen Apollo. O Apollo foi um automóvel fabricado no Brasil, pela Volkswagen, entre 1990 e 1992, quando a empresa junto com a Ford, se uniu numa joint-venture chamada de Autolatina. Dessa fusão saíram o Ford Verona e o Volkswagen Apollo. O carro era uma nova versão do Ford Verona, carro de duas portas do tipo sedan, baseado no europeu Ford Escort/Orion, porém mais convencional de bom acabamento e desempenho. Existiram três verões do VW Apollo, a versão GL, a versão GLS e a série especial VIP, com características intermediárias entre ambas. Mecanicamente existia uma diferença clara ente o Ford Verona e o Volkswagen Apollo no câmbio ( o mesmo do Ford Escort XR3, com relações mais curtas ) e suspensão ( a mesma do Ford Escort XR3 ). Na suspensão do Apollo, os batentes de cellasto trabalhavam o tempo todo em conjunto com as molas, enquanto no Ford Verona estes batentes eram funcionais apenas no final do curso da suspensão. Com essas diferenças, sentia-se de forma mais acentuada o torque do motor VW AP no Apollo, apesar de ser idêntico ao usado no Ford Verona, e seu rodar era mais rígido e estável. Essa maior disposição do motor, refletia no maior consumo de combustível quando comparado aos seus concorrentes. Como Principais diferenças em relação ao Ford Verona, podemos citar o Design ( para-choques, lanternas e spoiler traseiro ) acabamento interno ( estofamento com espuma mais rígida e painel diferenciado ), rodar mais firme por causa da alteração da suspensão e maior nível de ruído interno devido à relação de marchas ( câmbio ) mais curta que a do seu irmão Ford, fazendo-o mais rápido em retomadas e menos eficientes à economia de combustível. A relação de transmissão da quinta marcha do Volkswagen Apollo era a mesma utilizada na quarta macha do Ford Verona. Apesar do Volkswagen Apollo ter sido bem aceito a sua produção foi iniciada em 1990 e encerrada em 1992, meses antes da Volkswagen lançar o Volkswagen Logus.
Volkswagen Logus
Continuamos a lista com outro carro da VW que nos deixou cedo demais, o Volkswagen Logus. A história do Volkswagen Logus começou quando a Volkswagen sentiu a necessidade de colocar em sua linha de produtos um novo sedan médio, já que o VW Apollo mostrou-se um grande fracasso comercial. Com a Autolatina, uma joint-venturecom a Ford, surgiu o projeto de usar como base a segunda geração do Escort nacional.
Ao invés de fazer uma cópia do modelo da co-irmã, que já não tinha dado certo com o VW Apollo, a Volkswagen resolveu apenas usar a mesma base mecânica, mas por fora tinha que mostrar ao público que era um produto novo. A idéia seria ainda aproveitar a mão-de-obra da Ford, produzindo os carros na unidade do Taboão, em São Bernardo do Campo (SP), de onde também saia os modelos Escort, Verona, Hobby e Pampa.
Os desenhos do novo projeto tiveram inicio nos estúdios da Ghia Design, em Turim na Itália e foi finalizado no Brasil pelos designers da Volkswagen, com a liderança de Luiz Alberto Veigas, também conhecido como o "pai" do Fox. O carro contava apenas com versões duas portas, o que lhe davam uma certa esportividade, assim como evitava uma briga eterna, pois a Ford já tinha um sedan quatro portas pronto para ser lançado, no caso o Verona. Enfim, era um carro moderno, com uma aerodinâmica notável até então: coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,32. Um dos mais baixos indíces da época.
Assim algumas unidades do Volkswagen Logus foram feitas em 1997 com peças sobressalentes produzidas no ano anterior. Foram pouquíssimas ( estima-se cerca de 1.000 unidades ) e por conta disso ele acabou saindo de linha, assim a Volkswagen resolveu trazer da Argentina o modelo Polo Classic para substituir o Volkswagen Logus.
Ford Versailles
Seguimos na nossa lista com o nosso terceiro carro que saiu de linha cedo demais, também feito pela Autolatina, o Ford Versailles. Lançado entre os anos de 1991 até 1996 tendo como base o modelo Volkswagen Santana através da joint-venture a Autolatina.
O Ford Versailles foi produzido nas versões sedan ( com duas ou quatro portas ) e perua ( conhecida também como Ford Royale )
Em 1991, quando o Ford Del Rey e a Ford Belina já se mostravam obsoletos e sentiam a forte pressão da concorrência com a chegada do renovado Chevrolet Monza e a chegada do moderno Fiat Tempra, a Ford viu que precisava de um produto mais moderno e competitivo, sendo assim ela viu nos Volkswagen Santana e Volkswagen Santana Quantum que acabavam de ser lançados no mercado a solução dos seus problemas.
Sendo assim, em 1991, já como modelo 1992, a Ford Lançou o Ford Versailles e o Ford Royale, nas versões GL e Ghia, com as motorizações AP 1800 e AP 2000 a álcool e a gasolina para os modelos GL e AP 2000 a álcool e a gasolina e AP 2.0i a gasolina para o modelo Ghia.
Os carros eram quase irmãos gêmeos do Volkswagen Santana e Volkswagen Santana Quantum, as únicas diferenças externas significativas eram as colunas C em preto fosco, as lanternas e tampa traseira diferenciadas e os faróis e grade dianteira, inteiramente o carro possuía um acabamento mais conservador e estofamento com espuma de menor densidade, característica dos carros da Ford, o painel também tinha desenho exclusivo, embora o quadro de instrumentos fosse muito parecido com o do Volkswagen Santana e Volkswagen Santana Quantum. A versão Ghia primava pelos luxos e equipamentos de segurança, como teto solar elétrico a partir de 1994, câmbio automático e ABS ( ainda longe de fazerem partes dos carros nacionais ).
Em 1996, já perto de serem descontinuados com o fim da Autolatina, receberam algumas modificações externas, como apliques menores nas lanternas traseiras, aerofólio no caso do Ford Versailles e grade oval na frente, sendo essas as únicas alterações estéticas que a dupla Ford Versailles e Ford Royale sofreu enquanto esteve no mercado, sendo substituído no ano seguinte pelo Ford Mondeo em 1997.
É isso galera essa e a lista de alguns carros que ao meu ver saíram cedo demais de linha, peço que comentem bastante pois deu muito trabalho de fazer, cada detalhe, cada palavra foi pesquisada minunciosamente por isso o feedback de vocês é importante, por isso, não deixem de comentar pois se tiver muitos comentários eu irei fazer a parte 2, então agora é com vocês, comentem bastante ok.
Continuamos a lista com outro carro da VW que nos deixou cedo demais, o Volkswagen Logus. A história do Volkswagen Logus começou quando a Volkswagen sentiu a necessidade de colocar em sua linha de produtos um novo sedan médio, já que o VW Apollo mostrou-se um grande fracasso comercial. Com a Autolatina, uma joint-venturecom a Ford, surgiu o projeto de usar como base a segunda geração do Escort nacional.
Ao invés de fazer uma cópia do modelo da co-irmã, que já não tinha dado certo com o VW Apollo, a Volkswagen resolveu apenas usar a mesma base mecânica, mas por fora tinha que mostrar ao público que era um produto novo. A idéia seria ainda aproveitar a mão-de-obra da Ford, produzindo os carros na unidade do Taboão, em São Bernardo do Campo (SP), de onde também saia os modelos Escort, Verona, Hobby e Pampa.
Os desenhos do novo projeto tiveram inicio nos estúdios da Ghia Design, em Turim na Itália e foi finalizado no Brasil pelos designers da Volkswagen, com a liderança de Luiz Alberto Veigas, também conhecido como o "pai" do Fox. O carro contava apenas com versões duas portas, o que lhe davam uma certa esportividade, assim como evitava uma briga eterna, pois a Ford já tinha um sedan quatro portas pronto para ser lançado, no caso o Verona. Enfim, era um carro moderno, com uma aerodinâmica notável até então: coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,32. Um dos mais baixos indíces da época.
Assim algumas unidades do Volkswagen Logus foram feitas em 1997 com peças sobressalentes produzidas no ano anterior. Foram pouquíssimas ( estima-se cerca de 1.000 unidades ) e por conta disso ele acabou saindo de linha, assim a Volkswagen resolveu trazer da Argentina o modelo Polo Classic para substituir o Volkswagen Logus.
Ford Versailles
Seguimos na nossa lista com o nosso terceiro carro que saiu de linha cedo demais, também feito pela Autolatina, o Ford Versailles. Lançado entre os anos de 1991 até 1996 tendo como base o modelo Volkswagen Santana através da joint-venture a Autolatina.
O Ford Versailles foi produzido nas versões sedan ( com duas ou quatro portas ) e perua ( conhecida também como Ford Royale )
Em 1991, quando o Ford Del Rey e a Ford Belina já se mostravam obsoletos e sentiam a forte pressão da concorrência com a chegada do renovado Chevrolet Monza e a chegada do moderno Fiat Tempra, a Ford viu que precisava de um produto mais moderno e competitivo, sendo assim ela viu nos Volkswagen Santana e Volkswagen Santana Quantum que acabavam de ser lançados no mercado a solução dos seus problemas.
Sendo assim, em 1991, já como modelo 1992, a Ford Lançou o Ford Versailles e o Ford Royale, nas versões GL e Ghia, com as motorizações AP 1800 e AP 2000 a álcool e a gasolina para os modelos GL e AP 2000 a álcool e a gasolina e AP 2.0i a gasolina para o modelo Ghia.
Os carros eram quase irmãos gêmeos do Volkswagen Santana e Volkswagen Santana Quantum, as únicas diferenças externas significativas eram as colunas C em preto fosco, as lanternas e tampa traseira diferenciadas e os faróis e grade dianteira, inteiramente o carro possuía um acabamento mais conservador e estofamento com espuma de menor densidade, característica dos carros da Ford, o painel também tinha desenho exclusivo, embora o quadro de instrumentos fosse muito parecido com o do Volkswagen Santana e Volkswagen Santana Quantum. A versão Ghia primava pelos luxos e equipamentos de segurança, como teto solar elétrico a partir de 1994, câmbio automático e ABS ( ainda longe de fazerem partes dos carros nacionais ).
Em 1996, já perto de serem descontinuados com o fim da Autolatina, receberam algumas modificações externas, como apliques menores nas lanternas traseiras, aerofólio no caso do Ford Versailles e grade oval na frente, sendo essas as únicas alterações estéticas que a dupla Ford Versailles e Ford Royale sofreu enquanto esteve no mercado, sendo substituído no ano seguinte pelo Ford Mondeo em 1997.
É isso galera essa e a lista de alguns carros que ao meu ver saíram cedo demais de linha, peço que comentem bastante pois deu muito trabalho de fazer, cada detalhe, cada palavra foi pesquisada minunciosamente por isso o feedback de vocês é importante, por isso, não deixem de comentar pois se tiver muitos comentários eu irei fazer a parte 2, então agora é com vocês, comentem bastante ok.
Espero que todos tenham gostado
Atenciosamente Marcinho da Equipe Nossos Vícios e Virtudes!
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